0 Imóveis Favoritos

A responsabilidade socioempresarial está no DNA da Rizzo, que mantém uma postura proativa na promoção do crescimento sustentável de seu negócio, buscando contribuir com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente.

Com uma cultura empresarial fundamentada em valores humanos e, portanto, em um ambiente de trabalho mais favorável, o conceito de responsabilidade socioambiental vem reforçar um compromisso de respeito à comunidade, ao meio ambiente e, principalmente, aos colaboradores. Para isso a Rizzo desenvolveu um programa cujo objetivo é fortalecer e estruturar a cultura de Responsabilidade Socioempresarial – RSE na empresa. O foco inicial e os parceiros principais são os colaboradores e parceiros comerciais.

Por meio de seu processo de comunicação, a Rizzo busca dar visibilidade ao projeto, despertando a atenção dos públicos externos interessados e aumentando a motivação do público interno.

Instituto Rizzo

A Rizzo em parceria com o artista plástico Siron Franco e o jornalista e ambientalista Washington Novaes, fundou em 15 de agosto de 2000 o Instituto Rizzo de Cultura e Meio Ambiente.

A sede do Instituto Rizzo é a réplica do museu das Bandeiras da Cidade de Goiás, antiga capital do Estado e, hoje, patrimônio histórico da humanidade. O Instituto Rizzo exerceu papel fundamental para a obtenção deste título, já que patrocinou a criação do livro “Cidade de Goiás, Patrimônio da Humanidade, Origens” (Paulo Bertran & Rui Faquini, 2009), o que contribuiu para o desenvolvimento do turismo local e auxiliou na preservação e divulgação do patrimônio histórico da cidade.

Além de sediar eventos culturais, o Instituto Rizzo apoia e patrocina projetos de relevância para a sociedade, tais como:

- A Casa das Bonecas: Este projeto é desenvolvido junto aos idosos do asilo São Vicente de Paula, na Cidade de Goiás – GO. Através desta iniciativa, os internos tem a oportunidade de desenvolver um importante trabalho de criação de bonecas artesanais, estimulando assim sua criatividade e a interação junto à sociedade e o mercado de trabalho. Este trabalho também é uma importante fonte de geração de receita para a instituição.

- Raisoneé e certificação da obra de Siron Franco: o projeto visa catalogar o trabalho do artista e servir como centro de verificação de autenticidade das obras.

- Árvore da Vida: obra de arte elaborada pelo artista plástico Siron Franco para simbolizar a vida e o cerrado goiano. Situada na Cidade Ocidental-DF, a escultura é um dos grandes patrimônios do Instituto.

- Concurso DOCTV Goyaz: concurso que seleciona o melhor projeto de documentário goiano, realizado em parceria com a Belcar Caminhões, TBC News e TV UFG.

- Curso de formação de pajés na Aldeia Waurá - Alto Xingu: O Instituto Rizzo apoia as atividades inerentes ao projeto “Olhar Pajé”, apresentado pela Associação Indígena Tulukai. Em 2012, o projeto formou 07 pajés.

Projeto Sorizzo

O Projeto Sorrizzo foi o início das ações focadas em R.S.E da empresa e nasceu do coração dos colaboradores, a partir da ideia de vincular a comemoração dos aniversariantes da empresa a ações sociais. Assim, em setembro de 2008, o projeto inaugurou suas ações, com o objetivo de comemorar a data de aniversário dos colaboradores da Rizzo junto aos aniversariantes da instituição beneficiada a fim de celebrar a vida e a solidariedade.

- Em 2011, o Projeto Sorrizzo realizou uma campanha para arrecadar material de limpeza e higiene pessoal para serem enviadas às cidades do Rio de Janeiro afetadas pela tragédia causada por enchentes e deslizamentos de terra.

- Também no início de 2011, a equipe do projeto promoveu campanhas para arrecadar alimentos, material de higiene pessoal e vestimentas para serem distribuídos a famílias carente do Residencial Maranata (Aparecida de Goiânia – GO).

- Em outubro do mesmo ano, para comemorar o Dia da Criança, o projeto realizou uma campanha interna para arrecadar brinquedo para serem entregues numa festividade que contou com a presença da equipe Sorrizzo que colaborou. Para esta festividade, a equipe também colaborou com a locação de pula-pula, tenda de apoio e os voluntários fizeram a festa das crianças com a pintura de rosto.

- O Projeto também atuou em outras frentes como: auxiliando uma colaboradora a adquirir a casa própria, móveis e utensílios domésticos; Campanha de doação de medula óssea; Campanha de arrecadação de brinquedos para crianças de instituições carentes escolhidas pelas filiais da empresa.

Sarau 4 Estações

O Sarau 4 Estações é um evento cultural que o Instituto Rizzo e a Rizzo Imobiliária oferecem para a população no intuito de promover a música e fortalecer as raízes do povo goiano. O evento procura trazer uma atração regional sempre às ultimas quartas feiras do mês no Instituto Rizzo com entrada franca ou com arrecadação revertida para alguma instituição.

A primeira edição do evento, em agosto de 2015 contou com o Quarteto de Cordas Obra Prima acompanhado da Cantora Ellen Lara e dos Tenores Ronaldo Gonçalves e Dámon Farias. O grupo apresentou grandes obras eruditas e populares.

Em setembro foi a vez do Grupo Filhos de Aparecida apresentar grandes sucessos da música caipira e uma performance de Catira Tradicional que emocionou a todos os presentes.

Encerrando a temporada 2015 do sarau, em outubro foi a vez do Show Elas por Elas no Outubro Rosa, quando Karine Serrano, Fernanda Guedes e Maíra Lemos se juntaram para uma apresentação especial voltada para a conscientização ao câncer de mama. Nesta edição o ingresso foi trocado por um litro de leite e ao todo foram arrecadados mais de 200 litros que foram doados ao Hospital Araújo Jorge, referência em tratamento de câncer na região centro oeste.

Parceiros do Bem

O Cevam – Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser, no início de 2014, estava endividado e por isso não recebia recursos de convênio com o Estado de Goiás há mais de dois anos. Os recursos do convênio são de suma importância para o pagamento de funcionários de demais despesas da ONG. A Rizzo reuniu um grupo de empresários e amigos sensibilizados com a causa, denominados “Parceiros do Bem”, para a realização da “Feijoada do Bem”. O evento beneficente teve o intuito de arrecadar fundos para o pagamento das dívidas trabalhistas advinda de processos de funcionários que saíram da ONG por falta de pagamento. O evento obteve sucesso e o comitê de RSE da Rizzo acompanhou o processo de pagamento das dívidas. Graças aos “Parceiros do Bem”, a instituição pode zerar as dívidas.

Os Parceiros do Bem voltaram a atuar em 2015 apoiando a Terra Fértil, instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas de maus tratos, abuso sexual e submetidos às drogas. A Terra Fértil oferece atividades lúdico-pedagógicas (arte, dança e atividades esportivas), conscientizam as crianças da realidade perversa do trabalho infantil, que abrange o tráfico de drogas e a prostituição infantil. Com intuito de melhorar a qualidade dessas atividades, deu-se início a uma reforma da piscina da Terra Fértil, a Rizzo e os associados da Ademi fazem parte do comitê de Responsabilidade Social através  de doação das próprias empresas (materiais de construção e mão de obra de engenheiros, mestres, pedreiros, serventes, eletricistas), ou levantadas com fornecedores por meio de contatos feitos pelos membros do comitê e diretores das empresas associadas.

Cantata de Natal

A Cantata de Natal é um evento anual que acontece desde 2009. Em 2013, o Coral formado por dezenas de coralistas de empresas, escolas, igrejas, voluntários e amantes da boa música animou e embalou os corações do público. O evento vem se consolidando como um dos grandes espetáculos natalinos da Capital Goiana. A apresentação acontece todos os anos no Instituto Rizzo, é aberta ao público de forma gratuita e se destaca por seu formato inovador: um espetáculo que apresenta canções populares e eruditas ao vivo. A cada ano o espetáculo recebe excelentes críticas de produtores, acadêmicos, instrumentistas, cantores e do grande público que brinda a apresentação com sua presença.

Cultura de Sustentabilidade

Pensando em como diminuir impactos no meio ambiente, uma empresa realiza coleta seletiva de lixo na Rizzo, quinzenalmente. Todo o material com a possibilidade de reciclagem é recolhido, sobretudo materiais de escritório, como papel, jornal, e papelão. Com o apoio dos colaboradores, que separam o material reciclável, a gerência administrativa monitora a coleta. Outro incentivo à redução de consumo é o estímulo ao uso de meios eletrônicos de comunicação.

O Projeto Consumo Consciente visa o fortalecimento de uma cultura sustentável, com o intuito de contemplar ações junto ao meio ambiente. Dessa forma, a iniciativa busca conscientizar os colaboradores quanto as mais diversas questões sociais e ambientais da atualidade.

Para alcançar os resultados esperados, uma das ações teve como foco inicial reduzir o consumo de copos descartáveis. Após diagnóstico, foi constatada a utilização de cerca de 25 mil copos/mês. Foram entregues “kits sustentáveis” com squeezes e canecas para o uso diário durante o horário de trabalho. Assim foi possível reduzir o consumo de copos descartáveis em até 80%.

O Programa de Voluntariado da Rizzo contribui para a formação de cidadãos conscientes, visando diminuir a desigualdade social. Através do “Projeto Mais Atitude”, o programa de voluntariado promove a integração entre a classe empresarial e a comunidade escolar, estimulando as ações de voluntariado, a responsabilidade social e ambiental nas empresas e nos empresários. Para os jovens alunos, o foco é o estímulo ao espírito empreendedor. O Programa foi elaborado com o objetivo de envolver os colaboradores em ações sociais que contribuam com a sociedade. Incentivando as pessoas a auxiliar o próximo, amenizando as necessidades de seus semelhantes.

Cada colaborador voluntário tem o compromisso de visitar a escola (unidade de ensino pública escolhida para receber as ações do projeto) no decorrer do programa a ser desenvolvido. A frequência depende da configuração da aplicação do Programa: cujo formato pode ser sequencial e intensivo (em um único turno), ou em cinco encontros de uma hora/aula cada de acordo com a disponibilidade da escola e dos voluntários.

Ações de sensibilização também são realizadas, com palestras e treinamentos abordando os temas sustentabilidade e meio ambiente.

Adicione nosso Whatsapp para atendimento

(62) 9653-3071

2ª VIA DE BOLETO

Preencha o formulário abaixo e em breve lhe enviaremos por e-mail um novo boleto. Caso haja dúvidas, favor entrar em contato com nossa Central de Atendimento.

Denúncia Anônima

LIGAMOS PARA VOCÊ

A Rizzo liga pra você! Preencha corretamente seu número de telefone e entraremos em contato imediatamente.